Teses e Dissertações Concluídas

Tese

 

  1. Carolina Rodrigues (2020). Tratamentos de água fluvial contaminada com drenagem ácida mineral (DAM) visando a remoção de sulfato: bioestimulação de bactérias redutoras de sulfato e eletrocoagulação
  2. Fabíola Tomassoni (2019). Remoção de cor de efluente têxtil sintético por processos de eletrocoagulação e adsorção com carvões ativados produzidos a partir de folhas de Persea americana Mill. e de Cassia fistula L
  3. Rayra Emanuelly da Costa (2018). Remoção de nitrogênio e fósforo de esgoto sanitário em biorreator a membrana de leito móvel operado em batelada sequencial
  4. André Aguiar Battistelli (2018). Eletrobiorreator à membrana aplicado ao tratamento de efluentes sanitários objetivando a remoção de nutrientes e o controle da colmatação
  5. Damaris Núñez Gómez (2018). Valorização da casca de camarão para tratamento de drenagem ácida mineral do carvão visando a obtenção de água de reúso.
  6. Pauline Aparecida Pera do Amaral (2016). Avaliação da utilização de carvão ativado em pó superfino (S-cap) assoaciado à membrana de microfiltração (MF) na remoção de atrasina de água de abastecimento.
  7. Tiago José Belli (2015). Biorreator à membrana em batelada sequencial para remoção de nutrientes de esgoto sanitário: desempenho do tratamento, colmatação das membranas e estratégias de otimização.
  8. Jossy Karla Brasil Bernardelli (2014). Bidegradação de estrona, 17β-estradiol e 17α etinilestradiol em sistemas aeróbios de tratamento.
  9. Lucila Adriani Coral (2012). Avaliação da pré-ozonização no controle de cianobactérias e degradação de microcistinas.
  10. Flávia de Almeida Tavares (2008). Reúso de Água e Polimento de Efluentes de Lagoas de Estabilização por meio de Cultivo Consorciado de Plantas da Família Lemnaceae e Tilápias.
  11. Maria Eliza Nagel Hassemer (2006). Oxidação Fotoquímica – UV/H2O2 -para Degradação de Poluentes em Efluentes da Indústria Têxtil.
  12. Manoel Francisco Carreira (2006). Sistemas de Tratamento de Efluentes Têxteis – Uma Anáilse Comparativa entre as Tecnologias Usadas no Brasil e na Península Ibérica.
  13. Graziella Provenzi (2005). Bioreator à Membrana Submersa para Tratamento Biológico de Efluentes: Estudos Hidrodinâmicos e Físico-Químicos no Controle da Colmatação.
  14. Alessandra Pellizzaro Bento (2005). Tratamento de Esgoto Doméstico em Lagoas de Estabilização com Suportes para o Desenvolvimento de Perifiton – Biofilme.
  15. Clóvis Matheus Pereira (2004). Avaliação do Potencial de Efluentes de Lagoas de Estabilização para Reutilização ma Aqüicultura.

Dissertações

  1. Mauna Ravadelli (2021). Aplicação de eletrocoagulação em um biorreator a membrana precedido de tanque anóxico para otratamento de efluente textil.
  2. Ana Karla dos Santos Pontes (2020). Avaliação do desempenho ambiental de sistemas de tratamento de efluentes por lodos ativados e biorreatores a membranas.
  3. Leonardo Dalri Cecato (2019). Avaliação econômica de um biorreator à membrana aplicado ao tratamento de esgotos sanitários visando o reúso de águas
  4. Emerson Souza (2019). Eletro-biorreator a membrana em batelada sequencial aplicado ao tratamento de efluente.
  5. Patrícia Huther Zambão (2018). Biorreator à membrana aplicado ao pós-tratamento de esgoto sanitário sob condições de aeração intermitente visando a remoção de matéria orgânica e monitoramento da colmatação.
  6. Cristiane Lisboa Giroletti (2017). Avaliação dos processos oxidativos avançados UV/H2O2 e O3 no tratamento de águas residuárias da indústria  de papel e celulose.
  7. Bruna Carina Menon (2017). Tratamento de efluentes da indústria de papel e celulose por processo Fenton.
  8. Arnau Rosich Gimenez (2017). Estudo do potencial das conchas para o tratamento da drenagem ácida de mineração de carvão
  9. Fabiana Valois Thiessen (2016). Avaliação de um biorreator à membrana planas associado a um reator em batelada sequencial para tratamento de esgoto sanitário.
  10. Naiara Mottim Justino (2016). Processo foto-fenton solar mediado por ferrioxalato (FeOx/H2O2/UV) aplicado ao tratamento de efluente têxtil.
  11. Ronaldo Luis Kellner (2014). Biorreator à membrana de leito móvel em bateladas sequenciais para remoção de nutrientes e matéria orgânica de efluentes sanitários.
  12. Andréia May (2014). O esgotamento sanitário e os planos de segurança da água.
  13. Marcelo Zawadzki Bueno (2013). Nanofiltração e osmose inversa aplicadas a remoção de agrotóxicos (carbamatos) em águas de abastecimento: avaliação em escala de bancada.
  14. Marie José Chéry Leal (2013).  Remoção de matéria húmica aquática, ferro e manganês de águas de abastecimento por meio de coagulação, floculação, sedimentação e filtração com membranas.
  15. Cristiane Tarouco Folzke (2013). Estudo da remoção de alumínio de água para abastecimento utilizando quitosana. 
  16. Raphael Ricardo Zepon Tarpani (2012). Remoção de Alumínio Monomérico de Água para Abastecimento Através da Ação da Carboximetilcelulose e da Quitina.
  17. Tiago Lemos Guedes (2012). Tratamento de Água de Chuva Através de Microfiltração Tangencial.
  18. Eduardo Bello Rodrigues (2012). Tratamento de esgoto por zona de raízes: experiências vivenciadas numa escola rural no município de Campos Novos – SC.
  19. Tiago José Belli (2011). Biorreator à Membrana em Batelada Sequencial Aplicado ao Tratamento de Esgoto Visando a Remoção de Nitrogênio Total.
  20. Pauline Aparecida Pera do Amaral (2011). Utilização da Flotação por Ar Dissolvido Associada a Microfiltração para Remoção de Cianobactérias em Águas de Abastecimento.
  21. Jacqueline Pereira Vistuba (2010). Remoção de Ferro e Manganês de Água de Abastecimento por Meio de Filtração Adsortiva.
  22. Lucila Adriani Coral (2009). Remoção de Cianobactérias e Cianotoxinas em Águas de Abastecimento pela Associação de Flotação por Ar Dissolvido e Nanofiltração.
  23. Fernanda Campello (2009). Nitrificação e Pré-desnitrificação em Sistema de Tratamento de Esgoto Sanitário Utilizando Biorreator à Membrana Submersa Visando Reúso.
  24. Iracema de Souza Maia (2008). Avaliação de Lagoas de Maturação Modificadas com a Presença de Suportes e Macrófitas da Família Lemnaceae no Tratamento de Esgotos Domésticos.
  25. Antônio Rogério Machado Júnior (2008). Avaliação das Características Físico-Químicas e Biológicas dos Resíduos de Tanques Sépticos Coletados por Caminhões Limpa-Fossas na Cidade de Tubarão – SC.
  26. Rodrigo Silva Maestri (2007). Biorreator à Membrana como Alternativa para o Tratamento de Esgotos Sanitários e Reúso de Água.
  27. Mariele Katherine Jungles (2007). Tratamento de Esgoto Sanitário em Lagoa de Maturação com Biofilme.
  28. Lauro Zanata (2005). Riscos de Poluição em Lençol Freático com Infiltração de Efluente Tratado.
  29. Jackeline Tatiane Gotardo (2005). Perfil Longitudinal de uma Lagoa Facultativa de Tratamento Secundário de Esgoto Doméstico Aplicada nas Condições Ambientais do Sul do Brasil.
  30. Luiz Fernando Lemos (2005). Análise das Leis, Normas e Técnicas de Disposição Final dos Efluentes Tratados na Ilha de Santa Catarina: Estudo de Caso da Bacia do Rio Ratones.
  31. Reginaldo Campolino Jaques (2005). Qualidade da Água de Chuva no Município de Florianópolis e sua Potencialidade para Aproveitamento em Edificações.
  32. Jefferson Greyco Camargo (2004). Aplicação do Dióxido de Cloro na Desinfecção de Efluentes Domésticos Tratados pelo Sistema de Lodos Ativados.
  33. Dariana Castellanos Pelegrin (2004). Microfiltração Tangencial de Efluente Sanitário após Tratamento Biológico.
  34. Adilson Luiz de Paula Souza (2003). A Influência de Micronutrientes na Remoção da Demanda Química de Oxigênio em um Processo de Lodos Ativados.
  35. Edson Carlos Machado de Oliveira (2003). Desinfecção de Efluentes Sanitários Tratados Através da Radiação Ultravioleta.
  36. Leandro Bassani (2003). Desinfecção de Efluente Sanitário por Ozônio: Parâmetros Operacionais e Avaliação Econômica.
  37. Rosalene Zumach (2003). Enquadramento de Curso de Água: Rio Itajaí-Açu e seus Principais Afluentes em Blumenau.
  38. Patrícia Fóes Scherer Costódio (2003). Distribuição de Nutrientes Inorgânicos e Bactérias no Estuário do Rio Camboriú/SC.
  39. Flávio de Andrade (2003). Remoção de Cor de Efluentes Têxteis com Tratamento de Lodos Ativados e um Polieletrólito Orgânico.
  40. Roberto Fasanaro (2002). Tratamento Biológico e Físico Químico dos Esgotos Sanitários do Município Balneário Camboriú/SC.
  41. Cristiano Olinger (2002). Caracterização e Clarificação por Sedimentação da Água de Lavagem de Filtro Rápido de uma Estação de Água.
  42. Leda Freitas Ribeiro (2001). Aplicação de Dióxido de Cloro como Alternativa para Desinfecção de Esgotos Sanitários Tratados Através de Lagoas de Estabilização.
  43. Josué Felipe de Andrade (2001). Pós Tratamento de Efluentes Sanitários Através de Membranas.
  44. Kelli Cristina Grando Alves (2000). Tratamento de Efluentes Têxteis Usando Reator de Leito Fluidizado Trifásico Aeróbico com Pré ou Pós-Ozonização.