Projetos de pesquisa
Instituições que fomentam nossas pesquisas
Projetos de pesquisa vigentes
Título: Tratamento de efluente têxtil em eletro-biorreator a membrana com meio suporte de geopolímero: avaliação de desempenho, desenvolvimento de meio suporte, passivação dos eletrodos e comunidade microbiana
Descrição: Dentre as diversas atividades industriais, o setor têxtil é caracterizado como um dos segmentos mais tradicionais no estado de Santa Catarina. Apesar da grande importância
econômica, tal atividade se destaca também por gerar um efluente de elevado potencial poluidor. Aliado a elevada vazão, esse efluente é caracterizado também por apresentar uma série de compostos de difícil remoção com tecnologias convencionais, em que se destacam os umectantes, dispersantes e azo corantes. Nesse sentido, se verifica a importância no desenvolvimento de novas tecnologias que assegurem o tratamento adequado desse efluente. Nesse contexto, a presente proposta de pesquisa tem por objetivo avaliar a aplicabilidade e desempenho de duas novas tecnologias, denominadas de Eletro-biorreator à membrana (EBRM) e Adsorção com Geopolímero 3D (3D-GP), no tratamento de efluente têxtil. Apesar dos recentes avanços acerca da tecnologia de EBRM, determinados aspectos relacionados à sua operação ainda carecem de maiores investigações. Dentre esses aspectos, destacam-se: a utilização do 3D-GP como meio suporte para atenuação do processo de passivação dos eletrodos; melhor compreensão do efeito da corrente elétrica sobre atividade e diversidade da biomassa e; recuperação do alumínio precipitado no lodo. As investigações com o 3D-GP ainda são muito restritas, dessa forma há lacunas no campo científico que precisam ser elucidadas, como: desenvolvimento de um design versátil que seja compatível como adsorvente e meio suporte para microrganismos; produção de material altamente poroso e com elevada área superficial; aplicação de uma estrutura 3D no tratamento por adsorção de efluente têxtil. Espera-se que os resultados a serem obtidos contribuam para o um melhor entendimento dos aspectos supracitados, gerando conhecimento científico e tecnológico que ajudem a maximizar o desempenho das tecnologias quanto à remoção dos poluentes presentes no efluente têxtil
Vigência: 13/01/2024 a 31/01/2026
Montante financiável: R$ 467.285,18
Edital: CNPq/Chamada N° 14/2023 – Apoio a Projetos de Cooperação Internacional
Agência Financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Coordenadora: Maria Eliza Nagel-Hassemer (UFSC)
Equipe: Amanda Dalalibera (UFSC), Gabriel Tochetto (UFSC), Caroline Rodrigues (UFSC), Beatriz Lima Santos Dalari (UNIVALI), Bruna Scandolara Magnus (UFPE), Dachamir Hotza (UFSC), Flávio Lapolli (UFSC), Marcos Leandro Silva Oliveira (CUC), Tiago Belli (UDESC), Giorgia Franchin (UNIPD), Paolo Colombo (UNIPD) e Sebastià Puig (UDG)
Título: Soluções tecnológicas para o tratamento descentralizado de águas cinzas e implementação de práticas de reúso não potável em edificações visando a sustentabilidade hídrica
Descrição: O reúso de efluentes tratados é considerado uma das soluções fundamentais visando a sustentabilidade hídrica. Porém, o sucesso desta prática usualmente está atrelado à uma demanda efetiva, nesse caso, a utilização de sistemas de tratamento descentralizados surge como uma alternativa promissora para a produção de água de reúso no mesmo local de sua utilização. Nesse contexto, o presente projeto tem por objetivo desenvolver e avaliar um sistema de tratamento descentralizado para o reúso não potável de águas cinzas em edificações urbanas, empregando processos eletroquímicos associados à filtração em membranas, tendo como foco a remoção de DQO, nitrogênio, fósforo, surfactantes, PCPs, sólidos suspensos, cor, turbidez, CT e E. coli, além da redução do potencial de colmatação das membranas e determinação de parâmetros operacionais para sua aplicação em escala real. Para tanto, serão conduzidos estudos em quatro etapas, buscando-se: caracterizar quantitativamente e qualitativamente as águas cinzas; investigar a influência da aplicação de processos eletroquímicos na remoção de poluentes e na redução do potencial de colmatação da membrana; avaliar a eficiência do tratamento de águas cinzas em um sistema híbrido em escala piloto; e avaliar o potencial de reúso do efluente tratado, bem como, sua contribuição na redução da pressão sobre os recursos hídricos. Acredita-se que os resultados permitirão desenvolver recomendações para projeto, operação e monitoramento de sistemas de tratamento descentralizado de águas cinzas, visando o uso racional da água em ambientes urbanos. Dessa forma, a presente pesquisa poderá trazer impactos benéficos nos âmbitos científico, tecnológico, econômico, ambiental e social.
Vigência: 2025 a 2027
Montante financiável: R$ 101.240,00
Edital: FAPESC/Chamada N° 21/2024 – Projeto Universal
Agência Financiadora: Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC)
Coordenadora: Maria Eliza Nagel-Hassemer (UFSC)
Equipe: Amanda Dalalibera (UFSC), Gabriel Tochetto (UFSC), Tiago Massambani (UFSC), André Aguiar Battistelli (UFSC), Tiago Jose Belli (UDESC), Flávio Lapolli (UFSC) e Andreza Kalbusch (UDESC)
Projetos de pesquisa concluídos
- 2013 – Biorreator à membrana de leito móvel operado na modalidade de batelada seqüencial voltado à remoção de fósforo de esgoto sanitário (CNPq/ Chamada Nº 30/2013 MCTI/CNPq/CT-Biotec).
- 2013 – Uso de águas naturais impactadas por drenagem ácida mineral via tratamento com casca de camarão (CNPq/ Chamada Nº 51/2013 MCTI/CNPq/CT-Mineral).
- 2012 – Avaliação da presença de hormônios em estações de tratamento de esgoto e estudo da biodegradação (CNPq/Universal).
- 2012 – Sistema de tratamento de esgoto sanitário utilizando biorreator a membrana com tratamento próximo ao local de geração (FINEP).
- 2011-2013 – Remoção de cianotoxinas utilizando sistemas combinados de ultrafiltração e nanofiltração (FAPESC).
- 2011-2013 – Remoção de matéria húmica aquática, ferro e manganês de águas para abastecimento por meio de filtração com membranas (CNPq).
- 2010-2012 – Remoção de alumínio de água de abastecimento através de complexação com biopolímeros (FAPESC).
- 2009-2014 – Gestão da Qualidade e Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias.
- 2009-2014 – PNPD – Sub-Projeto: Remoção de cianobactérias e cianotoxinas em águas de abastecimento por tecnologias avançadas de tratamento: associação de flotação por ar dissolvido e nanofiltração e por POA UV/H2O2.
- 2007-2009 – Remoção de algas e cianotoxinas em águas de abastecimento pela associação de flotação por ar dissolvido e nanofiltração (CNPq).